O curso de manutenção de transformadores pode ser uma excelente opção para quem busca alternativas para melhorar o currículo, conquistar uma vaga ou até mesmo uma recolocação no mercado de trabalho.

Destinado tanto para profissionais liberais ou ligados direta e indiretamente à área, como para inspetores, auditores, supervisores, engenheiros, técnicos de manutenção gerentes e estudantes capacitará o profissional a realizar manutenção em transformadores.

Mas, por que essa é uma boa alternativa? Procedimentos de manutenção de transformadores conseguem promover uma redução de custos de 40% a 50% em relação a um aparelho novo, além da diminuição também do prazo de entrega em cerca de 30% do tempo necessário para a compra. Sendo assim, esse é um serviço muito buscado para empresas que se utilizam desse equipamento, visto que evita gastos maiores com a aquisição de um produto novo.

Vamos entender melhor no que consiste a manutenção de transformadores!

Como é feita a manutenção de transformadores

A manutenção de transformadores consiste em um conjunto de procedimentos que tem como objetivo garantir o bom funcionamento e eficiência, bem como as boas condições desses equipamentos de força.

É um aparelho muito utilizado em concessionárias, usinas, subestações de grandes indústrias, com aplicação em diversas máquinas, como fornos de indução, por gerar e distribuir energia. Por conta disso, é fundamental que as condições de operação do equipamento sejam mantidas, além de evitar que surjam problemas que resultem em sua inutilização e consequentemente em prejuízos para as empresas.

A manutenção de transformadores é realizada de forma preventiva, mas também corretiva, ou seja, quando surge um problema ou defeito de funcionamento. Nesses casos, o profissional com especialização nesse serviço é o responsável por solucionar o problema e restabelecer as condições normais de uso do equipamento dentro das normas de segurança.

Por isso, esse serviço não pode ser realizado por qualquer pessoa, apenas por quem possui uma especialização e conhecimento aprofundado e comprovado, também no que diz respeito ao funcionamento do aparelho, como nas questões das normas e por isso esse é um profissional muito demandado por grandes empresas, como as já citadas.

Por que fazer o curso de manutenção de transformadores

Conforme explicado no tópico anterior, as grandes empresas – como usinas, fábricas e grandes indústrias – possuem transformadores. E, como esse equipamento precisa passar constantemente por manutenções, preventivas e corretivas, o profissional que se especializa na área tem grandes chances no mercado de trabalho.

Sendo assim, o curso na área pode contribuir significativamente para o enriquecimento do currículo, ajudando na recolocação profissional, visto que tem como objetivo apresentar as características construtivas dos transformadores relevantes, além de discutir as técnicas e instrumentos de ensaio e definir os critérios para análise dos resultados dos ensaios em transformadores e reatores de derivação.

Possui um escopo aprofundado, que inclui conhecimentos sobre as características construtivas dos transformadores, buchas condensivas, óleos isolantes, interpretação dos resultados dos testes, polaridade e defasamento angular e muitos outros que tornarão o profissional altamente capacitado e pronto para atuar na área de manutenção de transformadores.

Quer saber mais sobre o assunto e como esse curso pode ajudar a melhorar o seu currículo? Acesse o nosso site e entre em contato conosco!