Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s – são recursos de segurança que possuem uso obrigatório em empresas de diversos setores de atuação. A sua utilização é uma exigência das normas de segurança do trabalho para assegurar a integridade dos colaboradores profissionais dos empreendimentos.

Também chamados de EPI´s, são estes equipamentos que proporcionam a proteção necessária para as atividades que oferecem probabilidade de risco para os funcionários. Por este motivo, eles precisam passar por testes rigorosos e ensaios antes de serem colocados para uso no cotidiano da empresa.

Neste texto, mostramos a você mais detalhes sobre a importância da realização de ensaios. Eles atestam os índices de qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual para que os funcionários fiquem devidamente protegidos em casos de incidentes. Acompanhe a leitura e confira!

A utilização dos EPI´s

Os EPI´s são adotados pelas empresas para proporcionar a devida segurança nas atividades profissionais. Estes dispositivos de uso individual podem ser protetores de ouvidos, capacete, luvas, botas, cinto de segurança, óculos, máscaras etc.

Todos estes materiais são imprescindíveis para evitar situações negativas que podem interferir na integridade física dos funcionários. A implementação do uso dos EPI´s é determinada pela Norma Regulamentadora 6 (NR 6), a qual exige que estes equipamentos sejam distribuídos gratuitamente para todos os colaboradores do negócio.

Para que eles sejam aplicados da maneira correta no cotidiano de atividades profissionais da empresa, os equipamentos precisam estar sempre em conformidade com as regulamentações previstas pelo Ministério de Trabalho.

Além disso, é necessário que eles tenham um Certificado de Aprovação emitido pelo órgão responsável por cada região. Para serem certificados, os Equipamentos de Proteção Individual precisam passar pelos ensaios e terem sua qualidade assegurada.

Leia mais sobre conteúdos parecidos em nosso site.

Controle de qualidade no equipamentos de proteção

Para assegurar que os materiais realmente tenham a qualidade exigida para proporcionar a segurança dos funcionários, a realização de testes em um momento prévio é importantíssima. É preciso que estes ensaios sejam realizados por meio de laboratórios devidamente credenciados para operar este tipo de averiguação.

Além de ser necessário que os ensaios sejam feitos nos lugares corretos, é importante que a empresa conte com a atuação de funcionários com conhecimento técnico. Informações sobre a área e sobre as determinações previstas pelas normas de segurança do trabalho são indispensáveis.

Os ensaios em EPI´s são fundamentais para garantir uma maior confiabilidade às atividades da empresa e evitar eventuais acidentes de trabalho e demais contratempos relacionados à segurança.

Em um ensaio de luvas de borracha de proteção, por exemplo, é feita a verificação visual das condições do material da mesma. Para ter certeza de que ela tem a durabilidade adequada e para resistir às atividades em que ela será utilizada. Não pode haver furos, rasgos ou qualquer sinal que aponte para a má qualidade do equipamento.

Nas situações em que os Equipamentos de Proteção Individual apresentam falhas ou inconsistências em seu material, é obrigação da empresa fazer com que eles sejam substituídos adequadamente por dispositivos que proporcionam a segurança necessária.

Gostou do conteúdo? Leia sobre assuntos relacionados em nosso site.