Como o nome sugere, descargas parciais definem parcialmente uma parte reduzida do isolamento elétrico na configuração de arcos elétricos menores, que incendeiam dentro dos defeitos que podem surgir no sistema de isolamento.

O isolamento do sistema de cabo extrusado é bastante sensível em torno da constatação de atividades de descarga parcial. Por isso, as medições de descarga parcial também podem ser utilizadas como uma excelente espécie de ferramenta de diagnóstico que analisa as reais condições do sistema de cabos usando procedimentos de medição.

Os testes de alta tensão utilizam os fenômenos em isolamentos elétricos sob a atuação do campo elétrico para a fixação de métodos de teste e parâmetros de aceitação. Os fenômenos, que podem ser perdas dielétricas, falhas, polarização, descargas parciais e condutividade, dependem de interferências ambientais, do material isolante e do campo elétrico gerado pelas tensões de teste.

Por isso é tão importante efetuar a medição de descargas parciais, ensaiadas em tensões alternadas contínuas ou de até 400 hz.

Importância da avaliação de descargas parciais

Ao utilizar o método de avaliação de descargas parciais, ele irá proporcionar uma forma eficiente de detectar e identificar possíveis defeitos que podem surgir durante a instalação do sistema a cabo, diminuindo, com isso, a possibilidade de falhas.

Nós da Instronic comercializamos equipamentos de testes, manutenção e medição na área elétrica (incluindo energias renováveis) e mecânica. Vendemos também soluções de manutenção e monitoramento na área de segurança. Além disso, ministramos cursos de tecnologia nessa área. Entre em contato conosco para saber mais.

O teste de descarga parcial é um dos mais importantes sinais de falha no maquinário. Quando ela não é detectada, pode ocasionar a danificação completa do isolamento elétrico. Este problema é um dos principais causadores da falta de força de geradores e motores.

Formas de realizar a avaliação de descarga parcial

Existem duas formas de realizar a avaliação de descarga parcial: a medição on-line e a off-line. Essa última é feita quando o equipamento é desconectado e o teste acontece por meio de uma fonte externa.

A medição on-line é feita quando o equipamento giratório é mantido em funcionamento ou energizado. Este tipo de ensaio também é chamado de medição contínua. Por ser feito com o equipamento em funcionamento, o ruído que o mesmo realiza pode ser um problema. Por isso é aconselhado realizar o teste em uma distância adequada.

A descarga parcial pode ser identificada usando diferentes sensores e monitores que dependem do tamanho do equipamento a ser medido. Os sensores de capacitores de epóxi-mica são utilizados nos de pequeno e médio porte. Para os maiores, os acopladores de entalhe do estator são os preferidos. Geralmente, o software de diagnóstico é inserido com sensores e monitores para entender as condições do isolamento.

Gostou do artigo? Você pode ter mais informações entrando em nosso site. A Instronic comercializa equipamentos de testes, manutenção e medição na área elétrica (incluindo energias renováveis) e mecânica, além de soluções de manutenção e monitoramento na área de segurança. Ministramos também cursos de tecnologia na área. Entre em contato para saber mais.