Em um mundo onde o conceito de Transformação Digital está cada vez mais presente nos negócios, é normal que você já tenha ouvido falar em temas como Big Data, Machine Learning entre outros tão pertinentes. Dentro deste cenário surge, também, a análise preditiva, que se baseia em uma ideia “analógica”, mas que facilmente encontra um paralelo com as novas tecnologias oferecidas em prol do incremento do business de cada empresa.

Mas você sabe como a análise preditiva se relaciona com o conceito de Big Data? Para entender este paralelo, é ideal, inicialmente, conhecer cada um dos conceitos.

O que são análise preditiva e Big Data?

A ideia por trás do termo análise preditiva está clara só ao examinar a etimologia da palavra. É basicamente um conceito que se baseia no passado para determinar e projetar aquilo que vai acontecer no futuro. É normal que, ao ouvir isso, você imagine que estamos falando previsões. Porém, a análise preditiva se apoia em dados para calcular possibilidades e cenários que poderão ser enfrentados pelo seu negócio ou organização.

Apenas entendendo o conceito de análise preditiva já é possível imaginar onde que o Big Data entra na história. Big Data é um conceito mais amplamente utilizado quando o assunto é Transformação Digital nas empresas. Ele está relacionado ao grande volume de dados, ou informações, que podem ser utilizados por seu negócio para ter crescimento ou vantagem competitiva em relação aos concorrentes. A ideia é analisar todos estes dados e transformá-los em informações valiosas para o business.

Para conhecer mais sobre Big Data e como ela está impactando a modo de fazer negócio de várias organizações – mesmo aquelas que não tem a tecnologia como seu core business – acessarem outros conteúdos em nosso blog.

Qual a relação entre análise preditiva e Big Data?

A relação entre os conceitos de análise preditiva e Big Data já começa a ficar evidente ao entendermos o conceito de cada um dos termos. A análise preditiva é uma forma bastante avançada de tirar informações pertinentes de grandes volumes de dados (Big Data).

Os dados ganharam muita relevância nos modelos de negócios atuais, tanto por conta do impacto que a tecnologia vem tendo para o sucesso de qualquer empresa, como também pelo fato de que qualquer potencial consumidor está gerando cada vez mais informações sobre si. Tais informações, ou dados, fornecem uma matéria-prima relevante para determinar cenários futuros de mercado.

Em um oceano de informações quase que infinitas, é necessário ajuda para se situar e encontrar aquilo que é relevante para o negócio. É neste cenário que a análise preditiva começa a atuar, utilizando outras ferramentas importantes da Transformação Digital. Entre elas, podemos listar o machine learning, inteligência artificial entre outros. Essas ferramentas são usadas para receber dados, analisá-los, interpretá-los e oferecer probabilidades futuras para o negócio.

Um exemplo básico de análise preditiva é utilizá-la para entender os hábitos de consumidores de um e-commerce, por exemplo. Assim, é possível prever momentos em que haverá picos de vendas, épocas ideias para promoções ou produtos que possam ofertados em conjunto para determinados consumidores.

Gostou deste material? Nosso blog está cheio de conteúdos relevantes sobre tecnologia para seu negócio. Acesse agora.