Sabemos que em uma rotina de atividades de risco, especialmente em serviços que demandam energia elétrica, é preciso atentar-se aos cuidados necessários quanto a saúde e a segurança. Nesse quesito, podemos observar a importância de um sistema de isolamento para evitar possíveis acidentes e fazer com que o serviço seja mais eficiente e mais seguro.

Quer saber mais? Então, leia o post até o final e conheça os principais sistemas de isolamento para seus serviços.

O que é o sistema de isolamento

Antes de tudo, podemos entender que o sistema de isolamento nada mais é do que um conjunto de materiais que separam a condução elétrica por um determinado equipamento. Dessa forma, a corrente elétrica é interrompida quando tocada no material isolante, impedindo que acidentes aconteçam.

Um material que é constituído por uma resistência muito alta ou que resiste totalmente às correntes elétricas é chamada de isolante térmico. Por isso, em componentes que são isolantes, elétrons de valência são inteiramente ligados aos seus átomos.

Sendo assim, podemos entender que o famoso choque elétrico nada mais é do que o contato humano com a corrente elétrica. Dependendo da intensidade desse contato, fatores biológicos e fisiológicos podem ser desencadeados, como por exemplo:

– Lesões teciduais;
– Intoxicação;
– Comprometimento dos movimentos;
– Problemas de visão e fala;
– Dentre outros.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse agora mesmo o nosso blog e descubra outros conteúdos interessantes.

Principais sistemas de isolamento

Agora, iremos enumerar os principais sistemas de isolamento existentes. Veja, abaixo, quais são:

1. Cabos e linhas de transmissão

Geralmente, o material que realiza o isolamento é usado como um revestimento protetor em condutores elétricos e cabos. O centro de cabos que possam se tocar devem ser imediatamente separados, de forma que sejam isolados em cada núcleo, como é o caso do:

– Cloreto de Polivinilo (PVC);
– Polietileno;
– Teflon;
– Polietileno Reticulado XLPE;
– Silicone;
– Dentre outros.

2. Fita isolante de cabo elétrico

Fitas de PVC são bastante utilizadas no objetivo de isolar os fios elétricos e demais partes que realizam a condução elétrica. Esse tipo de material é feito de vinil e oferece um excelente isolamento.

É interessante mencionar que a fita de isolamento em classe H é produzida a partir de fibras de vidro.

3. Tapetes de borracha elétrica

Esteiras que possuem a capacidade para realizar o isolamento elétrico garantem uma ampla aplicação em diversas usinas, subestações etc. Elas são usadas para revestir o chão abaixo de painéis de controle, oferecendo maior segurança ao trabalhador, já que durante o processo, pode haver o risco de vazamento de corrente elétrica.

Conclusão

Conforme vimos, um sistema de isolamento garante um controle eficiente de riscos causados pela eletricidade. Assim, é possível evitar acidentes e otimizar ainda mais os serviços.

Por isso, um conhecimento prévio sobre o assunto é fundamental para profissionais nesta área, uma vez que todos possuem o direito de oferecer serviços em um lugar seguro.

Agora que você já sabe os principais sistemas de isolamento mais utilizados, que tal saber um pouco mais sobre o assunto? Acesse o nosso blog e conheça outras dicas exclusivas sobre o tema.