Para descobrir o fator de potência de isolamento de equipamentos elétricos, é necessária a medição de grandezas de isolamento. A utilização dos medidores possibilita descobrir:

– Perdas dielétricas, em Watts e Volt-Ampères;
– Resistência em CA;
– Corrente total em mA;
– Capacitância;
– Fator de potência e fator de perdas de aparelhos como reatores, transformadores, disjuntores etc.

Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre os benefícios de utilização desse aparelho? Continue a leitura!

O que é o fator de potência?

Fator de potência é responsável por determinar a eficácia do dielétrico para garantir o isolamento elétrico entre pontos de diferentes potenciais, em um equipamento elétrico.

Para que entregue um melhor desempenho, o isolamento deve estar sempre sem vácuo, seco e limpo. Caso contrário, a entrada de água, desgaste ou decomposição do isolamento aumentam as perdas, o que faz com que mais energia seja transformada em calor.

Portanto, a existência de qualquer uma dessas características faz com que ocorra uma alteração no fator de potência, na frequência da rede. Um aumento de mais de 10% da capacitância, por exemplo, é normalmente considerado perigoso. Logo, quanto menor o fator de potência, maiores são as condições de isolamento.

Como funcionam os medidores de fator de potência de isolamento

A dissipação de uma parte da energia elétrica consiste na perda dielétrica, a qual ocorre quando os elementos dielétricos são submetidos a uma tensão CA.

Há uma diferença de fase entre a tensão e a corrente do dielétrico. O ângulo complementar dessa diferença, a tangente delta, é conhecido como ângulo de perda dielétrica. Assim, a tangente delta consiste no fator de perda dielétrica.

Utilizando esses parâmetros, é possível realizar a avaliação da capacidade do elemento dielétrico e, com isso, a degradação de sua vida útil.

Enfim, ao finalizar o teste com o medidor, são apresentadas:

  • Tangente delta;
  • Capacitância medida;
  • Valor da resistência do dielétrico;
  • Tensão do ensaio;
  • Corrente que foi consumida no ensaio;
  • Potência que foi dissipada durante o ensaio.

É válido ressaltar que se trata de um equipamento que gera alta tensão, portanto, deve ser conectado em um aterramento adequado.

Por que utilizar os medidores?

Equipamentos de medição são essenciais para algumas áreas de atividade, como o setor industrial, uma vez que a má qualidade de energia pode gerar impactos econômicos devastadores.

Além disso, os medidores de fator de potência de isolamento apresentam outras vantagens, como:

  • fácil manipulação;
  • medições rápidas e de alta precisão;
  • dispositivo de segurança, que oferece proteção ao operador;
  • proteção contra subcorrente;
  •  mecanismo que cancela as interferências eletromagnéticas, o que permite o aumento da capacidade de diagnóstico e fornece resultados mais confiáveis.

Adquira um equipamento de qualidade

Agora que você já sabe as vantagens de adquirir esse aparelho, não deixe de conferir os medidores de fator de potência de isolamento no site da Instronic! Nós temos representação exclusiva de diversos equipamentos de qualidade, com marcas conceituadas e altamente tecnológicas.