A Termografia já existe na indústria há alguns anos, como ferramenta útil na medicina, engenharia e outros seguimentos. A Termografia já existe na indústria há alguns anos, como ferramenta útil na medicina, engenharia e outros seguimentos. Com a atual pandemia de Corona vírus, sem dúvida, irá se tornar uma das principais ferramentas no combate à disseminação deste vírus.

A termografia pode ser uma grande aliada nesta guerra em combate ao Corona vírus. Como a detectar o sintoma? A febre (aumento da temperatura corporal) é um dos sintomas mais comum nos infectados. E, com isso, através deste processo termográfico é possível detectá-los rapidamente e inserir a pessoa em isolamento.

A grande vantagem do uso desta tecnologia é que a “Instronic”, pode realizar essa medição, e manter o isolamento social quando comprovada a doença. No caso, essa medição é feita à distância.

Outra vantagem é que com a adequação dos softwares é possível realizar a medição em massa, somente marcando os indivíduos com temperatura corporal elevada.

Sendo assim, a Instronic utiliza a termografia de duas formas: de forma pontual, onde é feita a medição da temperatura em um indivíduo a distância. Entretanto, essa forma de abordagem foi utilizada também nos enfermeiros robôs na Itália.

Já a outra forma é a medição massiva, onde um equipamento com uma lente grande angular, em alta definição e frequência elevada é colocado em um totem. E, através dele em um local com grande circulação de pessoas, na altura e ângulos privilegiados, onde é possível realizar a medição correta com diversas pessoas ao mesmo tempo, marcando os indivíduos que estão febris. Essa é a maneira, que já está sendo utilizada no hall central do Hospital Albert Einstein, em São Paulo – SP.

Termografia

A termografia funciona basicamente mediante a captação de radiação infravermelha, oriunda de um corpo ou superfície. Apesar do termo “radiação”, a radiação infravermelha não é nociva à saúde humana se aplicada em níveis controlados.

Quando a humanidade alcançou essa capacidade tecnológica em realizar as imagens termográficas, logo evidenciou que à termografia seria de suma importância para diversas áreas, e também em alguns campos de atuação específicos, sendo assim, facilitando inúmeros processos.

Em seguida, a sua utilização iniciou-se em aplicações militares e medicinais passando rápido para a indústria. Posteriormente, a termografia propriamente dita surgiu como tática militar de monitoramento.

Por volta de 1950, a técnica começou a ser utilizada como recurso para avanço de tropas militares durante à noite. Ao final dos anos 50, um médico canadense percebeu que, através da própria pele, era possível observar a temperatura de órgãos do corpo.

Afinal, com a termografia era possível ter a temperatura alcançada no processo, mesmo porque a radiação infravermelha viabiliza a produção visual de um mapa térmico do indivíduo, diferenciando sua temperatura das dos demais.

Hoje em dia, com a técnica difundida e o barateamento do custo dos equipamentos, essa técnica vem crescendo para infinitas aplicações, como por exemplo na engenharia civil, agricultura e pecuária. E, agora, essa técnica poderá ser utilizada com uma ferramenta aliada em combate ao novo Corona vírus.

A pandemia – Covid 19

A Instronic, assim como o restante do mundo mantém a preocupação em combater à pandemia do Covid 19. Certamente, está é uma doença que pode atingir até 85% da população mundial com internação de 20% e uma mortalidade de 1,5 a 2,0 % dos infectados.

O Covid 19 tem uma capacidade enorme de contágio e o índice estimado é  três, ou seja, cada indivíduo infectado contagia três ou mais outras pessoas com o novo vírus, e assim por diante.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) tem em seu protocolo que o ideal para à luta contra este vírus, é o confinamento social e a testagem em massa da população. Como não temos capacidade momentânea para essa testagem em laboratório, seria muito importante o distanciamento ou separação das pessoas com os sintomas desta doença, que se tornou devastadora no mundo.

Conheça os sintomas

– Febre

– Tosse Seca

– Perda do olfato e do paladar

– Diarreia em alguns casos