O analisador de potência portátil é um aparelho utilizado para mensurar o fluxo de potência em Watts, em um sistema elétrico. Isto faz referência à taxa de transferência de eletricidade entre uma fonte de energia e um dissipador.

A medida do fluxo de energia é um procedimento crítico e, ainda assim, rudimentar. Ele pode ser realizado facilmente utilizando um analisador de potência padrão. Os sistemas avançados adquirem os sinais elétricos e fazem cálculos integrados para realizar outras análises mais complexas.

Funcionamento de um analisador portátil de energia

Os analisadores portáteis de energia podem ser utilizados para realizar a medição do fluxo de energia nos sistemas de corrente alternada (CA) ou nos de corrente contínua (CC). No entanto, existem considerações distintas para a medida em circuitos CA.

A base de cada um dos cálculos realizados pelo analisador de potência é a determinação de período de tempo do True RMS de um sinal de eletricidade. Isso, no entanto, é algo complicado em se tratando de medições de CA. Nelas o quadrado médio da raiz é expresso, normalmente, como um valor CC que o equivalha.

Para se chegar ao valor de True RMS com precisão em uma forma de onda CA, deve ser calculada uma média ao longo do ciclo de frequência. Ela é considerada a frequência fundamental do circuito.

Os analisadores de energia portátil são capazes de detectar digitalmente os ciclos de frequência para fornecer os períodos de tempo de True RMS confiáveis enquanto a conversão de energia é realizada.

Está gostando deste artigo? Ele está sanando suas dúvidas? Continue lendo até o final para descobrir mais coisas sobre os analisadores de potência portátil. Entre em nosso site e confira outros conteúdos relevantes sobre temas semelhantes.

O analisador de energia portátil deve também detectar a corrente e a tensão do sistema. Os que são típicos adquirem tensões individuais diretamente, usando divisores de tensão.

Quanto à corrente, normalmente é necessário usar um transformador para medi-la. Ou seja, uma bobina faz a medição do campo elétrico de um fio que faz o transporte de uma corrente. Ou então de um transdutor de corrente tipo fluxgate.

Assim que o analisador de potência portátil tenha determinado cada um destes valores, o cálculo é uma questão simples de matemática.

Análise avançada de energia

Os analisadores de potência portátil mais inovadores fornecem muito mais do que apenas a medição da energia. Eles são usados com frequência para a medição de vários valores de energia mecânica, como velocidade e torque. Estes são fatores críticos para a bancada de aplicações e de testes de fabricação.

Esta medição fornece informações confiáveis para investigações maiores sobre a eficiência e o desempenho dos sistemas eletromecânicos.

Seguem alguns dos métodos analíticos e cálculos adicionais feitos pelos analisadores de potência portátil mais modernos:

• Mapeamento da eficiência;
• Valores de raiz quadrada média e de (RMS) e de potência fundamental;
• Análise harmônica e Transformada Rápida de Fourier (FFT);
• Correntes de DQ e vetores espaciais; e
• Componentes simétricos e diagramas polares.

Gostou do texto? Esperamos que sim! Agora entre em nosso site e navegue por outros conteúdos interessantes para você.