As vantagens proporcionadas pelo ensaio e manutenção dos transformadores envolvem a prevenção contra eventuais falhas que estes equipamentos podem vir a apresentar e a identificação de problemas em seu funcionamento, fazendo com que a qualidade final do produto seja garantida.

Quando são feitos o ensaio e a manutenção dos transformadores, todas as características do aparelho são verificadas para atestar que o equipamento é capaz de fornecer a energia estipulada. Além do controle de qualidade, estes testes fazem com que a vida útil dos transformadores se torne mais prolongada.

Nos tópicos abaixo, apresentaremos em maiores detalhes, quais são os principais benefícios de se realizar o ensaio e a manutenção dos transformadores, para assegurar a qualidade e a eficiência total destes equipamentos. Siga a leitura e confira!

Como funciona o ensaio e manutenção para os transformadores?

Quando falamos em ensaio de equipamentos transformadores, isso representa a realização de uma espécie de teste, o qual tem o objetivo de analisar e verificar os componentes do dispositivo para assegurar que ele possui as condições de funcionamento necessárias.

Para isso, são realizadas avaliações na polaridade dos transformadores, em seus enrolamentos, sua sequência de fases e seu deslocamento angular. Além disso, são feitos testes para checar seu desempenho em relação à pressão. Testes de óleo isolante e verificações dos componentes e acessórios essenciais também são feitas no ensaio para evitar curtos-circuitos e diminuição da carga do transformador.

A realização da manutenção, por sua vez, pode funcionar de duas maneiras: corretiva e preventiva. A manutenção preventiva acontece em um momento anterior ao uso do transformador e tem como intuito central, a identificação de possíveis falhas e defeitos nos acessórios do transformador que podem vir a gerar problemas futuros.

Caso seja necessário algum reparo, reforma ou reposição de peças no transformador, este procedimento é realizado na fase da manutenção preventiva.

Já a manutenção corretiva de um transformador, acontece quando o equipamento apresenta algum defeito técnico durante o seu funcionamento. Nesta situação, a falha é identificada e prontamente solucionada pelo profissional capacitado.

Vantagens do ensaio e manutenção

Quando são feitos estes dois procedimentos de controle de qualidade voltados aos equipamentos transformadores, o primeiro benefício imediato é o aumento da segurança em relação ao seu uso. Torna-se, portanto, menos provável que eventuais falhas técnicas comprometam o uso e o funcionamento do dispositivo.

Outra vantagem bastante importante da realização do ensaio e da manutenção é a adequação em relação às Normas Técnicas Brasileiras Regulamentadoras, as quais oferecem diretrizes de qualidade que asseguram o melhor desempenho possível para os transformadores.

Com o ensaio e a manutenção dos transformadores, a qualidade do serviço é garantida, e isso faz com que a experiência do cliente e/ou do empreendimento que faz uso do equipamento seja melhorada de maneira significativa.

Acesse outros artigos com assuntos relacionados em nosso site!