Se identificar falhas em cabos externos costuma ser uma tarefa relativamente difícil. Imagine tentar encontrar falhas em um objeto ou local que está fora do alcance de nossos olhos, como é o caso dos fios localizados abaixo da terra? A sorte é que hoje em dia, existem tecnologias que podem facilitar esse processo e auxiliar na identificação de problemas em cabos subterrâneos.

Vale dizer que se trata de uma atividade superimportante para o adequado desempenho da solução a que se propõe os cabos subterrâneos. A seguir, entenda melhor a importância disso!

Falhas em cabos abaixo da terra

Ao longo da vida útil de um cabo subterrâneo, diversos problemas podem surgir, de modo a colocar em risco a solução que se objetiva a partir do uso do cabo. Alguns que podemos destacar são:

Curto-circuito

Assim como ocorre com os fios que ficam acima da terra, os cabos subterrâneos também pode sofrer curto-circuito, que ocorre quando a passagem de corrente elétrica é acima do normal.

Ruptura de isolamento

A ruptura de isolamento é um problema bastante comum nos cabos subterrâneos e ocorre quando certo isolamento que foi aplicado em um cabo sofre um desligamento ou ruptura, podendo colocar, com isso, a estrutura em risco, bem como à segurança das pessoas. Alguns fios estão situados em alto mar, por exemplo, outros, abaixo de organizações ou empresas.

Super aquecimento

Ainda que se trate de um problema raro, pode acontecer um superaquecimento no cabo, levando ele a deixar de desempenhar sua função. Além disso, pode até mesmo causar o seu derretimento, caso o aquecimento não seja devidamente controlado a tempo.

Enfim, quando algum desses problemas acontece, um enorme dano é causado ao cabo. De modo geral, a todo ator social que depende desse sistema, como cidade, bairros, comunidades, empresas, escolas, hospitais, universidades etc.

Geralmente, quando um cabo subterrâneo chega a esse limite, causa um enorme prejuízo econômico, porque muitas organizações deixam de funcionar parcial ou totalmente, colocando assim em risco as operações do dia a dia.

A importância de identificar falhas em cabos subterrâneos

A partir do que dissemos, já se pode ter uma noção da importância de identificar falhas em cabos subterrâneos. O ideal não é só identificar problemas nos cabos de forma pontual. Mas estabelecer um plano de monitoramento, para evitar que o problema se alastre, podendo atingir, com isso, toda uma cidade.

Quando se monitora os cabos subterrâneos, a partir de equipamentos especiais, consegue-se, se for o caso, conter o problema a tempo de ele se tornar uma bola de neve. A demora pode afetar a economia local ou até mesmo, nos casos mais graves, a nacional.

Como você observou, é muito importante verificar, de forma frequente, a situação funcional de um cabo subterrâneo, para evitar um prejuízo em larga escala.

Gostou deste artigo e deseja ler outros? Então, não deixe de acessar nosso blog. Estamos sempre compartilhando conteúdos que podem enriquecer, e muito, os seus conhecimentos e fazer assim, com que aplique eles em sua empresa, de modo a fazê-la crescer muito mais.