Para livrar a água de patógenos é necessário que façamos a sua desinfecção. O problema é que as técnicas convencionais usam produtos químicos no processo, o que pode afetar o líquido de diversas formas. Se pensarmos no cloro, por exemplo, ele tende a deixar resíduos de gosto e odor.

Além de tudo ele afeta a composição da água e constitui um produto tóxico para o ser humano. A boa notícia é que o cloro pode ser substituído facilmente pela radiação ultravioleta. O processo de irradiação por UV consegue esterilizar a água sem oferecer riscos. Você pode conferir um pouco mais sobre o assunto em outros de nossos artigos.

Por conta de sua segurança, podemos encontrá-lo em hospitais, clínicas, laboratórios, assim como na indústria alimentícia. Todos contextos em que o cloro ofereceria riscos, que incluem o desenvolvimento de subprodutos carcinogênicos. No tocante aos alimentos, a tecnologia UV também é muito utilizada para a preservação de sucos e xaropes.

A sua função é reduzir o desenvolvimento microbiano e, em muitos casos, eliminar por completo quaisquer micro-organismo, e, em especial, os deteriorantes. O método é eficaz para gêneros alimentícios que não podem ser submetidos ao calor. Com a radiação ultravioleta, estes produtos não sofrem alterações de cor e sabor.

Computação ultravioleta: Influências

Além de usos tradicionais, a tecnologia ultravioleta também está abrindo horizontes para perspectivas disruptivas na computação. Este é o resultado da aplicação da litografia ultravioleta extrema (EUV) na fabricação de chips. O objetivo é criar processadores mais rápidos e menores do que a geração atual – e eles consumirão menos energia também.

Por este motivo fabricantes de dispositivos móveis, como Samsung, já investem na tecnologia. Para se ter uma ideia, os processadores consomem 50% menos energia, apresentam 20% mais rendimento e são 40% menores. As novas conexões 5G e a adoção geral da Internet das Coisas (IoT) provavelmente se beneficiarão desta novidade.

Se você quer conhecer outras aplicações da tecnologia ultravioleta ou se inteirar de técnicas tão inovadoras quanto as descritas, aproveite para conferir outro de nossos artigos. Fique por dentro das principais soluções tecnológicas presentes no mercado atualmente.