Quando o tema é relacionado à segurança e conservação de máquinas, equipamentos e estruturas, a manutenção é item imprescindível. Nesse contexto surgem as abordagens preditiva e preventiva. Mas você sabe o que cada uma delas representa?

Então, confira agora mesmo neste artigo o que é cada uma delas! Certamente, isso vai ser fundamental para promover o bom funcionamento das máquinas e equipamentos da sua empresa!

O que é a manutenção preditiva?

Manutenção preditiva busca indicar as condições reais de funcionamento das máquinas baseando-se em dados que informam o seu desgaste ou degradação. Esse processo que prevê o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos, bem como as condições para o seu melhor aproveitamento.

Assim, a manutenção preditiva pode ser comparada a uma inspeção sistemática para o acompanhamento das condições dos equipamentos e exige a utilização de aparelhos que sejam capazes de registrar os mais diversos fenômenos. Assim como: vibrações das máquinas, pressão, temperatura, desempenho, aceleração e demais fatores específicos.

Após essa análise a manutenção preditiva age em duas vertentes: estabelece um diagnóstico e efetua uma análise de tendências.

O diagnóstico detecta a irregularidade e estabelece a origem e a gravidade do defeito.

Já a análise da tendência da falha busca prever a avaria por meio do monitoramento constante para a identificação da necessidade de reparos.

Veja abaixo as principais finalidades da manutenção preditiva:

• Estabelece de forma antecipada a carência de manutenção em uma determinada peça do equipamento;

• Evita que o equipamento seja demonstrado desnecessariamente para a vistoria;

• Garante maior disponibilidade das máquinas e equipamentos;

• Limita as atividades emergenciais;

• Evita a evolução dos danos;

• Desfruta do ciclo total de operação dos componentes e equipamentos;

• Eleva o nível de confiança do bom funcionamento de um equipamento;

• Determinar de forma prévia as interrupções das atividades para a realização da manutenção dos equipamentos.

Em resultado será possível alcançar a redução dos custos de manutenção e aumento da produtividade

Qual a diferença entre manutenção preditiva e preventiva

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva tem a finalidade de reduzir a probabilidade de falhas de um equipamento. Essa intervenção é prevista, preparada e programada antes do aparecimento de possíveis falhas. Assim, estabelece um conjunto de inspeções sistemáticas, realiza ajustes, age na conservação e elimina os defeitos para que sejam evitados os problemas de funcionamento e paralisações.

É realizada de acordo com um cronograma ou com índices de funcionamento do equipamento, de modo que, o período de revisão é baseado em históricos ou recomendações do fabricante.

Por ser uma manutenção programada, os desgastes e danos ocorridos são menores, fazendo com que os custos com reposição de peças e componentes não comprometam o orçamento empresarial.

No entanto, é importante frisar que a manutenção preventiva ocorre independentemente da apresentação de danos ou falhas, o que pode representar em gastos sem necessidade imediata.

E qual é a diferença entre manutenção preditiva e preventiva?

Há uma grande semelhança entre a manutenção preditiva e a preventiva — o que gera confusão no entendimento entre essas duas abordagens. No entanto, a manutenção preditiva é baseada em uma inspeção sistemática e na observância quanto à modificação dos parâmetros ou condições de desempenho.

Já a manutenção preventiva ocorre com base em um cronograma estabelecido, de maneira periódica, mesmo que o equipamento não apresente alterações nos parâmetros de funcionamento e condições de desempenho, pois, sua finalidade é impedir ou evitar falhas no equipamento.

Agora que você entendeu a diferença entre esses dois tipos de manutenção, que tal ler outros artigos no nosso site? Temos vários textos que, certamente, te ajudarão a enriquecer o seu conhecimento! O Instituto Instronic oferece treinamentos e cursos de capacitação nas áreas de testes, medição e monitoramento.