O mercado de energia solar está em franco crescimento no Brasil. Estima-se que só no nosso país, estejam em operação 90 usinas solares e mais de 1.500 empresas de energia solar com previsão para chegar em 5 mil no próximo ano.

À medida que este segmento cresce, é fácil perceber que o mercado também está aquecido na procura por profissionais especializados na área. Uma dessas especializações é a de montagens de painéis solares, correspondente ao chamado instalador fotovoltaico, que cuida da instalação e manutenção desses painéis.

Se você deseja explorar esse nicho, a especialização em montagens de painéis solares é a oportunidade perfeita. Ainda está na dúvida? Nós vamos te dar 4 Motivos para se especializar em montagens de painéis solares e ser um profissional disputado no mercado. Confira:

1. É a profissão do futuro

Sabemos que o surgimento de novas tecnologias e a mudança no perfil de consumo alterou profundamente o mercado de trabalho. Há uma necessidade cada vez maior de investir em inovação sem deixar de lado o meio ambiente. Desta forma, os instaladores de painéis solares estão totalmente conectados com a demanda da sociedade.

Como supracitado, o mercado de energia solar está evoluindo. Isto é resultado de empresas e indivíduos cada vez mais esforçados em consumir de maneira responsável. Isso para não falar dos próprios investimentos federais. Com isso, o leque de oportunidades para os montadores de painéis solares está cada vez maior e a demanda só tende a crescer.

4 Motivos para se especializar em montagens de painéis solares
Image by skeeze from Pixabay

2. Muitas possibilidades no mercado

Quem se especializa em montagem de painéis solares pode explorar diversos caminhos dentro da área. Um instalador fotovoltaico está habilitado não apenas a trabalhar para uma empresa. Bem como, também pode prestar consultoria em projetos e pode até mesmo abrir uma pequena empresa de energia fotovoltaica.

Não obstante como uma instalação fotovoltaica tem várias fases (a montagem da estrutura de sustentação das placas é a primeira delas). Portanto, esse profissional pode atuar em qualquer uma delas e ainda fornecer serviços de manutenção. Também haverá demanda conforme a tecnologia for ganhando mais popularidade.

3. Remuneração atrativa

Além de perspectivas animadoras para o futuro, quem se especializa em montagem de painéis solares também desfruta de uma remuneração atrativa. Após a devida especialização, o salário inicial pode variar entre R$1.500 e R$3.000. Certamente, podendo crescer exponencialmente de acordo com o nível de conhecimento do profissional.

Portanto, em tempos onde os salários no mercado de trabalho estão cada vez mais voláteis, esta pode ser uma oportunidade irresistível.

4. Os cursos estão mais acessíveis

Há uma oferta cada vez maior no mercado de cursos de especialização em montagens de painéis solares. Principalmente, a habilitação que o profissional precisa ter para atuar na área. Com um conteúdo alinhado às recomendações da NR10 e NR35, este profissional é capacitado em tecnologia fotovoltaica e pode explorar as inúmeras possibilidades do mercado com uma demanda crescente e salários atrativos.

Gostou das dicas? A profissão de instalador fotovoltaico é mesmo uma das que oferecem melhores perspectivas para o futuro. Para conferir mais artigos exclusivos, acesse o nosso blog!

Para cursos na área de manutenção elétrica, faça uma visita ao nosso site.