Para que uma estrutura de concreto se mantenha em pleno funcionamento é preciso de manutenção. Porém, quando esta manutenção deve ser feita? É para isso que existe a análise preditiva. Essa prática contextualizará as características da estrutura, em conjunto com o seu funcionamento, para encontrar o momento ideal de fazer alguma manutenção. Confira como esses dois conceitos se complementam e como eles podem garantir a máxima segurança, vida útil e eficiência para uma estrutura.

O que é análise preditiva?

Primeiramente, é preciso entender bem o conceito de análises preditivas. Essa ideia, como o nome indica, surge de tentar prever quando uma estrutura de concreto precisa ser avaliada. Mas, é claro que a base para essa previsão é feita a partir de muito cuidado e estudo.

Para isso, são feitos cálculos com base em diversas variáveis, que ajudam a determinar quando uma estrutura irá precisar de alguma manutenção. Atualmente, esse cálculo é muito mais fácil de fazer e eficiente.

O cálculo é mais simples pois temos mais informação disponível para analisar. Sabemos mais sobre os materiais do que nunca, e temos mais dados sobre o comportamento das estruturas em condições semelhantes. Assim, usando a tecnologia, é possível cruzar essas informações é determinar o momento exato em que é necessária alguma manutenção.

As estruturas de concreto são produtos extremamente confiáveis e com uma altíssima vida longa. Quando bem projetados e construídos, podem ficar um bom tempo sem necessidade de intervenção. Porém, fatores externos podem contribuir para a sua deterioração, como o seu uso, o que torna necessário elaborar medidas para que essa manutenção seja feita de maneira ideal.

É aí que entra a análise preditiva. Ela irá construir um modelo baseado no comportamento desta estrutura, em relação a outras semelhantes e ao modo como ela é usada, para determinar o melhor momento para alguma manutenção. O impacto desta análise, é enorme e muito positivo.

Quer conhecer mais sobre a análise preditiva e como ela pode ajudar? Então confira o nosso blog!

O impacto da análise preditiva nas estruturas de concreto

Problemas externos como deterioração, infiltrações, acidentes e outros, podem ter um impacto direto nas estruturas de concreto. É impossível prever quando estes problemas irão ocorrer, mas é possível determinar o momento ideal para fazer algum tipo de intervenção.

Por isso, é recomendado dois tipos de análise das estruturas de concreto. A primeira é recorrente e bem simples. Basta apenas algum tipo de acompanhamento visual, para garantir que não existe nenhum problema. Isso é um ótimo exemplo no caso das infiltrações. Basta olhar para uma estrutura que já é possível detectar algum problema deste tipo.

Por outro lado, existem problemas mais complexos de analisar e é essa fragilidade que a análise preditiva busca corrigir. Seu objetivo é encontrar problemas antes que eles apareçam mas, para isso, é preciso conhecer bem a estrutura.

termografia em estrutura de concreto
termografia em estrutura de concreto

Essa análise irá determinar o melhor momento para fazer uma manutenção mais minuciosa. A termografia, por exemplo, analisa cada aspecto importante da estrutura, de maneira mais completa e eficiente. Os termovisores da Avio IR permitem diagnosticar falhas da estrutura de concreto à distância. Como análise de envelhecimento, eficiência térmica e localização da umidade nas estruturas.

Além de ajudar a determinar o momento exato para a manutenção, a análise preditiva também ajuda a encontrar a técnica ideal para uma possível correção. Por isso que a análise preditiva é vital para aumentar a vida útil, e a qualidade, das estruturas de concreto. Quer conhecer sobre manutenção e prevenção de estruturas? Então acesse o nosso blog e continue lendo!

Para conhecer a nossa gama de cursos na área de Manutenção Preditiva, faça uma visita ao nosso site.