Os painéis elétricos são uma das maiores prioridades na montagem de qualquer imóvel. E por necessitar de processos complexos para exercer sua importante função de distribuir energia elétrica nos ambientes, eles apresentam riscos de incêndio ou choques elétricos. Por esses motivos é tão importante seguir as normas de segurança durante a montagem. Painel Elétrico: quais normas devem ser seguidas na montagem? Vamos ver neste artigo quais são as normas apropriadas para a montagem dos painéis elétricos.

As normas NR 10 e NBR 5410

As duas normas apresentam características diferentes, porém ambas são fundamentais para a instalação dos painéis. A NR é mais direcionada à segurança e é publicada pelo ministério do trabalho. Já a NBR é mais completa porque é desenvolvida por meio de estudos e consensos relacionados ao tema. As duas abordam pontos bem semelhantes, visto que a segurança é uma preocupação de todos, mas a NBR é mais profunda e descreve com mais detalhes de que forma os procedimentos devem ser feitos.

Essas normas são as principais em relação aos painéis elétricos. Ambas se referem ao projeto, manutenção, aplicação e operação dos sistemas. A função central é listar todos os procedimentos de instalação de equipamentos de energia elétrica de maneira bem detalhada, para garantir a segurança de quem for manusear este equipamento e também a sua funcionalidade.

Antes de tudo, os sistemas precisam de um profissional autorizado e qualificado, que esteja preparado para executar os processos de montagem, construção, operação, ampliação, reparação e capaz de inspecionar todos os detalhes. Isso dará a garantia de segurança para todos os envolvidos. As normas também exigem manutenções periódicas para manter os sistemas em perfeito estado de funcionamento.

Quer conhecer mais sobre como funciona a instalação de outros tipos de equipamentos? Confira o nosso blog!

A Norma IEC 60439

A norma IEC tem foco nos painéis em e no processo de fabricação e distribuição. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determinou que o Brasil deve seguir integralmente essa norma internacional.

Ela também reforça a importância da construção de painéis elétricos. Para cumprir as exigências, primeiramente os fabricantes devem se preocupar com a segurança dos sistemas. É preciso avaliar os materiais e sua resistência, além das situações decorrentes do seu uso, como a proteção dos invólucros e a capacidade de isolamento. Todas as informações relacionadas ao material precisam de verificação.

A norma também indica que o trabalho não está concluído assim que a construção estiver feita. É preciso que o fabricante faça manutenções periódicas no equipamento, para avaliar a capacidade de suporte de sobretensões, além de realizar os testes para garantir que o painel funcionará em qualquer situação.

montagem de painel eletrico

Por fim, cabe também ao fabricante disponibilizar um atendimento ao cliente e auxiliá-lo caso ocorra qualquer problema ou reclamação.

A importância de seguir as normas descritas acima é essencial. Para os fabricantes, produzir painéis de qualidade e seguros é fundamental para o bom atendimento aos seus clientes. Já as normas garantem a segurança de todos os envolvidos ao manusear um equipamento delicado. Além disso, seguir as normas é o que garante o funcionamento perfeito dos painéis, de modo a evitar problemas que resultem em consequências perigosas.

Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer mais? Acesse o nosso blog e conheça tudo sobre a manutenção e instalação de equipamentos elétricos.

Para cursos na área de Manutenção Preditiva, faça uma visita ao nosso site para maiores informações.