Com o esgotamento cada vez mais crescente dos recursos naturais e da poluição do planeta por meio da ação humana, o termo eficiência energética está presente em nosso cotidiano há algum tempo. Trata-se da busca constante para melhorar o uso das fontes de energia disponíveis em nosso planeta, de modo que a economia e a sustentabilidade sejam priorizadas nesse processo. Neste artigo, nós vamos entender o que é e qual a importância da Eficiência Energética.

As fontes renováveis, como luz solar, vento, entre outras, são as alternativas mais sensatas para fonte de energia, evitando assim o uso de energias de combustíveis fósseis. Independentemente do ambiente, seja ele residencial, comercial, industrial e até mesmo no campo, a eficiência energética já se tornou possível.

Além de serem positivas para o meio ambiente, já que não o polui, as fontes de energia renováveis e limpas também geram economia para o bolso da população. Apesar de ser necessário um investimento primário para tal, o retorno financeiro é positivo em longo prazo.

O que é eficiência energética?

Apesar de ser um termo bastante conhecido e difundido em nossa realidade, muitas pessoas não conhecem de fato o que ele significa. Além da definição popular que diz respeito à utilização correta e racional da energia, a eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Também podemos definir como a habilidade de se realizar as mesmas tarefas ou até mais com uma quantidade menor e melhor de recursos energéticos, sempre visando a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.

Apesar da grande demanda de energia no Brasil, em que o total desperdiçado chega a 40 milhões de kW, práticas de eficiência podem suprir essa necessidade e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo.

Exemplos de eficiência energética

Uma das práticas de eficiência mais conhecidas e difundidas entre a população é a da lâmpada de LED. Ao substituir lâmpadas incandescentes, que eram as mais utilizadas antigamente, por lâmpadas LED, já é uma contribuição sustentável ao meio ambiente. Além de economizar energia, o bolso do consumidor agradece, uma vez que a conta de energia elétrica vem mais baixa.

A economia de energia gira em torno de 80% em comparação com as soluções de iluminação tradicionais, além disso o LED dura mais, o que evita descartes inadequados.

Os painéis solares, que podem ser instalados em residências, indústrias e comércios, também têm ganhado o mercado de iluminação verde. Trata-se de instalar um sistema solar fotovoltaico on gride ou off gride em uma residência ou empresa. Desta forma, possibilitando a geração própria de energia elétrica de forma limpa e sustentável.

Eficiência Energética: saiba o que é e qual a sua importância

A instalação de painéis solares pode reduzir em média 60% no consumo de energia. Outra vantagem é que o aparelho não emite qualquer tipo de poluição durante o processo de geração. Além disso, o aparelho não emite ruídos, podendo assim ser instalado em residências.

A importância da eficiência energética

Um mundo mais sustentável é o sonho da maioria das pessoas e a eficiência energética é fundamental nesse processo lento e gradativo. A quantidade de CO2 e resíduos radioativos que gera cada kWh que você consumiu, podem ser diminuídos. Assim, contribuindo de forma direta para melhorar nossa saúde e a de nosso planeta. Além disso, o bolso do consumidor agradece, já que a economia de energia gera diretamente a economia financeira.

Quer saber mais sobre o setor energético? Acesse o nosso site e confira mais conteúdos: . https://www.institutoinstronic.com/