Desde a invenção do transformador, o design, qualidade e eficiência desta magnífica máquina foram melhorados graças ao desenvolvimento de materiais eletromagnéticos, algoritmos de projeto de computador, materiais de isolamento, sistemas de resfriamento, projeto estrutural, etc. Atualmente, um grande número de transformadores opera em todo o mundo com o objetivo de fornecer uma operação confiável e segura sob as mais incômodas condições ambientais e operacionais.

Embora os materiais, o design e os processos de fabricação tenham melhorado, o sistema de isolamento mais comum é uma combinação de isolamento líquido, celulose e impregnado em óleo celulósico. Esses componentes do sistema de isolamento geral passam por um inevitável processo de envelhecimento que leva ao fim da vida útil dos transformadores de energia e distribuição. Pode-se expandir essa afirmação para outros componentes com construção de isolamento semelhante, como buchas e transformador de instrumento com isolamento de papel impregnado com óleo.

A Associação de Padrões do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) aprovou a publicação do IEEE C57.161-2018 – “Guia para Teste de Resposta de Freqüência Dielétrica”. O trabalho foi desenvolvido no Comitê de Transformadores do IEEE e no Subcomitê de Dielétricos. Um documento necessário para um método de teste não intrusivo e não destrutivo para entender melhor a condição do sistema de isolamento de transformadores de potência e distribuição.

Novo Guia IEEE para Teste em Transformadores de Potência

Para ter acesso ao material, acesse o guia na íntegra (em inglês):
“Guia para Teste de Resposta de Freqüência Dielétrica” .

Essa matéria foi retirada e traduzida do link:
https://megger.com/support/technical-library/academic-papers/drf-a-new-ieee-guide-for-field-test-on-power-and-d


Transformadores são peças fundamentais da rede elétrica que garantem a chegada de energia a nossas casas e equipamentos exatamente do jeito que eles precisam.  Para maiores conteúdos sobre manutenção em transformadores, navegue em nosso blog e descubra mais! Na matéria “10 coisas que as pessoas não sabem sobre manutenção e ensaios em transformadores“, você encontrará um conteúdo super bacana, bem completo e de leitura leve.