Estima-se que os egípcios tenham sido um dos primeiros povos a utilizar substâncias escorregadias nos sistemas de rolamentos improvisados. Provavelmente para a construção das famosas pirâmides e esfinges. Em 2006, pesquisadores descobriram que sebo de carneiro era usado para manter galhos de árvores lubrificados, objetivando facilitar o transporte de grandes blocos de pedra.

A Lubrificação é, portanto, uma grande descoberta das antigas civilizações. No entanto, com a revolução industrial e o surgimento de maquinários, meios de transporte e outros adventos tecnológicos, a necessidade de realização da manutenção periódica dos bens de produção fez surgir também novos métodos e compostos aderentes.

Atualmente, tornou-se notório que os danos nas engrenagens são causados, na maioria das vezes, pelo atrito entre componentes que não estão devidamente lubrificados. Consequentemente, a análise da lubrificação nas máquinas rotativas tem exigido maior atenção por parte de empresas e indústrias.

Neste artigo você vai entender como uma boa gestão do período de lubrificação dos componentes das máquinas rotativas pode reduzir os danos e desgastes. Isso evita a troca precoce de seus componentes.

Se inscreva em nossa newsletter e receba conteúdos ainda mais interessantes sobre o assunto.

A análise da lubrificação minimiza custos

É muito comum que as empresas tenham um controle da vida útil das peças substituídas durante a manutenção dos maquinários. No entanto, com a elaboração da análise de lubrificação das máquinas rotativas, o custo de manutenção dos bens de produção caiu significativamente.

De uma forma geral, os gastos com fluidos lubrificantes são inferiores aos de aquisição de novas peças, componentes e maquinários. Por isso, a mudança de comportamento em relação aos cuidados com os bens de produção se faz necessária.

Hoje, as instituições estão mais envolvidas com a formação de equipes para prevenção de perdas e, com isso, estão otimizando o custo-benefício da produção.

Como é feita a lubrificação das máquinas

engrenagens

A lubrificação de componentes precisa ser feita com produtos confiáveis, de qualidade. Bem como, no tempo certo e por um profissional qualificado. O resultado é maquinário mais resistente aos impactos comuns causados pela movimentação e rotatividade dos componentes.

É importante ressaltar que a lubrificação correta é parte inerente do processo de funcionamento de máquinas e ferramentas. Isso significa que é mais do que a simples colocação de produto nos locais de contato entre as peças.

Somente através da análise de lubrificação das máquinas rotativas é possível saber o período exato entre uma lubrificação e outra. Além disso, a análise e criação de planos permitem o conhecimento e aplicação das técnicas e elementos lubrificantes aos variados tipos de equipamentos.

Conheça mais sobre nossos produtos e serviços

Quer saber qual a melhor forma e momento de realizar a manutenção e lubrificação das máquinas rotativas? Entre em contato conosco! Somos excelência em soluções e equipamentos para a realização de testes, medições e monitoramento em elétrica e mecânica.

Conheça nossos cursos ministrados por nosso time de especialistas. Com nossa capacitação tecnológica, você vai se tornar um profissional diferenciado e com maiores chances de ascensão no mercado de trabalho.

Acesse o site e conheça nossos cursos:
https://www.institutoinstronic.com/

Leia mais, acesse:
https://institutoinstronic.blog/2019/02/14/teste-de-motor-locomotiva/

Fontes: http://www.topcomponentes.com.br/blog/2017/10/13/importancia-da-lubrificacao-nas-maquinas-industriais/