Dentro de um sistema elétrico existem diversos componentes cujas funções podem passar despercebidas. Nesse caso, isso pode comprometer a qualidade do serviço e até causar impactos negativos em seu funcionamento. Por conta disso, veja qual a importância das buchas para o sistema elétrico.

O que são as buchas?

As buchas são componentes utilizados em sistemas elétricos que formam uma superfície equipotencial a fim de melhorar a distribuição da tensão. Portanto, consequentemente, cria um efeito capacitivo. Seu projeto permite que elas sejam utilizadas nas posições vertical, horizontal ou diagonal. Em suma, de acordo com a necessidade do projeto.

De maneira geral, as buchas são compostas basicamente por um condutor metálico colocado na parte interior de um isolador feito de porcelana ou outro material com as mesmas características.

Essa composição é envolvida por alguns componentes que promovem sustentação mecânica. Assim, dão uniformidade para a distribuição de cargas por todo o sistema e também fazem o isolamento.

Ao separar os elementos, vemos que o núcleo da bucha é composto de um vergalhão feito de cobre eletrolítico. Em seu entorno, várias camadas de um componente semicondutor formam os capacitores cilíndricos.

Entre esse núcleo e a parte mais externa, é colocado um material isolante vedado. A fim de evitar a formação de bolhas decorrentes dos processos elétricos. Enquanto, a parte superior conta com uma proteção de um cabeçote de alumínio, em que fica a conexão que deve ser instalada.

Essa composição de elementos, feita de maneira uniforme e com controle de potencial, garante melhor sustentação para que as buchas suportem as condições elétricas que são expostas.

Mas, para isso, é necessário seguir os procedimentos e as condições sugeridas pelos fabricantes. Levando em consideração as condições de transporte, armazenamento e montagem, assim como na preparação de ensaios.

Você pode acessar o nosso blog e conferir outros conteúdos como este. Confira!

A importância das buchas para o sistema elétrico

Uma das principais funções das buchas é fornecer isolamento elétrico para a tensão nominal e possíveis sobretensões que o sistema possa apresentar durante seu funcionamento.

Além disso, é um componente importante que serve como suporte mecânico para conexões externas ou condutores. Veja mais sobre condutores nesse texto!

As buchas se tornaram soluções muito empregadas na aplicação de materiais metálicos por conta da ausência de necessidade de furação, sendo utilizada apenas a solda rápida para fixação. Também, em alguns casos, ela pode funcionar como um espaçador com uso de rosca própria.

buchas sistema elétrico

Por conta dessas características, elas são utilizadas em larga escala na instalação e composição de grandes equipamentos de alta tensão. Portanto, fazem parte de subestações de transmissão, plantas de geração e distribuição de sistemas com alto consumo de energia elétrica.

No entanto, a eficiência das buchas depende do planejamento e da criação de um projeto adequado para que não haja sobrecarga ou falhas desse componente. Os problemas mais comuns, nesse caso, acontecem por erros no dimensionamento e no controle de campos elétricos, má qualidade dos materiais, presença de umidade por vedação malfeita e imprevistos ocasionais.

No blog, você pode conhecer mais sobre outros componentes elétricos, suas funções e a importância dentro de projetos e sistemas. Acesse e confira! Além disso, aproveite para conhecer os nossos cursos na área de manutenção preditiva. Acesse também o nosso site e saiba mais:
https://www.institutoinstronic.com/