Os ensaios em materiais de segurança são realizados por várias razões e podem fornecer uma riqueza de informações sobre os materiais testados. Além de validar protótipos ou amostras de dispositivos mecânicos, elétricos ou de qualquer outra área. Enfim, os dados coletados durante os ensaios e os resultados finais podem ser muito úteis para engenheiros, projetistas, gerentes de produção e outros.

No artigo a seguir você vai conhecer mais sobre os ensaios em materiais de segurança e vai descobrir mais sobre a importância dessa prática.

Boa leitura!

O que são os ensaios em materiais de segurança?

Os ensaios de materiais de segurança tratam da medição das características e comportamento de determinadas substâncias como metais, cerâmicas ou plásticos, por exemplo, sob várias condições.

Portanto, os dados obtidos podem ser utilizados para especificar a adequação de materiais para várias aplicações de segurança. Sendo usadas, por exemplo, na construção de edifícios, aeronaves, máquinas ou para a produção de equipamentos de segurança.

Um modelo em escala total ou reduzida de uma máquina ou estrutura, utilizando o material proposto, pode ser usado para fazer o ensaio. Como alternativa, os pesquisadores podem construir modelos matemáticos que utilizem características e comportamentos conhecidos do material para prever as capacidades estruturais.

conheça a importância dos ensaios em Materiais de Segurança

Image by Yerson Retamal from Pixabay 

Descubra outros conteúdos sobre a segurança de instalações elétricas no link a seguir:
https://institutoinstronic.blog/2018/12/06/como-realizar-ensaio-em-luvas-e-mangas-isolantes-facilmente/

Conheça a importância dos ensaios em Materiais de Segurança

Muitos materiais são usados em aplicações críticas em que uma falha pode resultar em danos materiais extensos ou provocar risco para as pessoas. Alguns exemplos são os parafusos que desempenham um papel vital na manutenção da segurança de aeronaves, pontes, veículos, reatores nucleares, equipamentos militares e implantes médicos. Outro exemplo são os capacetes de segurança dos profissionais da construção civil.

Garantir a qualidade dos materiais

A qualidade do material que entra em um produto de segurança é tão importante quanto a confiabilidade do processo de produção. Certamente, os ensaios em materiais nos ajudam a entender e quantificar se um material ou tratamento específico é adequado para uma determinada aplicação.

Com a grande variedade de materiais disponíveis no mercado, os testes podem ajudar a diminuir as opções. Contudo, permitindo uma seleção mais apropriada para o uso pretendido ou para garantir que o material atende a outros critérios rigorosos antes de ser colocado em uso.

Projeto de produto e melhoria

É típico para uma empresa adquirir serviços de ensaios mecânicos ao especificar um material para design de produto novo. Os testes podem ser realizados para avaliar as propriedades mecânicas, como força, dureza, elasticidade e resistência à fratura. Assim, o teste de corrosão pode determinar se o material se manterá sob determinadas condições em ambientes que tragam este risco.

Quando uma aplicação requer metais mais duráveis ou mais resistentes à corrosão, isso pode ser obtido com a adição de tratamentos. Quando apropriado, o material pode ser tratado termicamente antes do teste para determinar que os resultados especificados foram alcançados.

Utilização em processos produtivos

O ensaio é uma parte essencial dos processos de projeto e fabricação, não apenas quando a segurança é uma preocupação. Portanto também é importante para qualquer empresa comprometida em vender produtos confiáveis e minimizar os danos e custos se os problemas surgirem — ainda mais se estivermos falando de equipamentos de segurança, seja individual, mecânica ou no setor elétrico.

O teste geralmente é realizado no início do desenvolvimento do produto para avaliar um processo de produção planejado. Vários tipos de ensaios não destrutivos são usados para avaliar produtos acabados sem causar danos aos itens.

Por fim, continue a leitura e conheça outros artigos interessantes sobre como fazer o diagnóstico de problemas estruturais:
https://institutoinstronic.blog/

Aproveite e conheça todos os nossos serviços clicando no link:
https://www.institutoinstronic.com/