O ultrassom é uma técnica indispensável nos dias de hoje. Além da utilização na medicina, que é a mais conhecida do grande público, a indústria tem diversos maquinários que utilizam as ondas sonoras para detectar imperfeições. Este texto responderá quais problemas básicos que podem ser detectados pelo equipamento de ultrassom.

Problemas que podem ser detectados pelo ultrassom

Os equipamentos de ultrassom podem detectar dezenas, talvez centenas, de problemas diferentes. Assim como uma ultrassonografia em um ser humano pode detectar tumores, cálculos renais, gordura no fígado, apendicites e muito mais, em objetos a gama de análise também é bastante grande. Não à toa os investimentos da indústria em novas tecnologias do tipo aumentam a cada ano.

Dentre os setores que se aproveitam dos benefícios do ultrassom estão a agricultura, construção civil, indústria de beneficiamento, indústria química e até mesmo prestadores de serviço de limpeza urbana. Por que tanta gente utiliza a tecnologia? A resposta está abaixo, onde estão listados os problemas básicos que podem ser detectados pelo equipamento de ultrassom:

  • Detecção de vazamentos: quem já lidou com um vazamento em casa sabe a dor de cabeça causada. Imagine, porém, um vazamento em um grande complexo industrial? Os equipamentos de ultrassom podem auxiliar na questão na medida em que eles conseguem detectar a pressão causada pelo vazamento de fluídos, sejam de água ou gás, por exemplo. Neste outro post do blog nós explicamos com um pouco mais de detalhes sobre o processo.
  • Falhas em sistemas elétricos: equipamentos de ultrassom também conseguem detectar falhas de sistemas elétricos como linhas de transmissão, transformadores e switches. No caso, os aparelhos conseguem captar falhas de baixa e alta tensão.
  • Problemas na construção civil: trabalhos preventivos com ultrassom podem evitar problemas maiores na construção civil. Os aparelhos conseguem verificar situações como fissuras, imperfeições ou deformações em estruturas de concreto. Isso é bastante importante porque dispensa a necessidade de quebrar as estruturas para realizar a análise.
aparelho de ultrassom industrial

Como o ultrassom verifica esses problemas?

Portanto, explicando de maneira simples, os aparelhos de ultrassom utilizam ondas de som, em uma frequência inaudível para seres humanos, para realizar mapeamentos de centenas de coisas sólidas. Este “scanner” pode ser passado por um corpo humano, vigas de concreto e sistemas elétricos, por exemplo.

Certamente, o funcionamento da técnica é bastante similar, independente da área dos testes. Os problemas são detectados após a emissão das ondas sonoras nos materiais sólidos, que acabam servindo como um espelho e rebatendo as ondas de volta para o aparelho. Na análise das vibrações que retornaram é possível diagnosticar anomalias e possíveis áreas problemáticas.

No caso da detecção de vazamentos, por exemplo, é realizado um mapeamento da região dos canos. Caso apareça um local onde existam ondas sonoras que apontam um deslocamento fora do comum de matéria, é possível que a causa seja um vazamento. Neste caso, os técnicos se deslocam para o lugar para verificar in loco a situação.

Sem dúvida, o ultrassom facilitou a vida da indústria e consequentemente da sociedade. É inimaginável de se pensar, hoje em dia, a realização de trabalhos sem equipamentos assim.

Gostou do texto? Acesse a página principal do nosso blog do Instituto Instronic e leia outros textos sobre este e outros assuntos. Para conhecer a nossa gamas de cursos, acesse o site do Instituto! 🙂