O painel elétrico é fundamental para o funcionamento de qualquer instalação, seja industrial ou residencial. Mas apenas a presença desse equipamento não é suficiente para que tenha um bom resultado. A forma como é montado influencia diretamente no desempenho disso.

Diversos fatores influenciam na escolha da montagem dos painéis elétricos. Podemos ressaltar como os principais pontos:

  • Forma de aplicação;
  • Disponibilidade do espaço físico;
  • Necessidades da instalação.

Seja qual for o projeto, os pontos citados acima devem ser levados em consideração com muita importância. Afinal de contas, investir na montagem de painéis elétricos de acordo com as exigências de instalação é um bom indício de que terão bons resultados. Por meio disso, podemos ter uma maior eficiência na execução do projeto assim como no melhor aproveitamento dos recursos.

Porém, além disso, devemos sempre investir em um profissional capacitado para desempenhar esse serviço. Isso tudo tem influencia na garantia de que a montagem será feita da melhor maneira. E você pode obter mais informações relacionadas ao assunto no nosso site.

Como fazer a melhor montagem de painéis elétricos?

Existem diversas maneiras de montar um painel elétrico. Mas seja qual for a escolhida, deve-se cumprir as normas vigentes. A principal, NBR5410, apresenta algumas obrigatoriedades que devem estar presentes na execução desse projeto.

Além disso, não podemos nos esquecer da segurança. Existem algumas regras para a montagem dos painéis elétricos e que devem ser seguidas à risca. Esta é fundamental para que o painel elétrico funcione da maneira esperada, evitando problemas.

painel_elétrico

Porém, as vantagens e a importância de seguir a norma de segurança não param por aí. Confira abaixo a importância da segurança durante o processo de montar o painel elétrico na sua instalação, seja esta qual for.

A importância da segurança na montagem dos painéis elétricos

Existem diversas razões que tornam a segurança um dos pontos fundamentais na hora de montar o painel elétrico. Para começar, há a questão de preservar a integridade física do profissional responsável pela execução do projeto. Estamos falando de um equipamento que envolve questões delicadas e complexas. Ou seja, merece o máximo de atenção.

Há também o fato de desenvolver um trabalho de qualidade. Quando o painel elétrico é desenvolvido com segurança, há menos chances de erros ou falhas. Isso evita o retrabalho de consertar alguma etapa. Inclusive, evita problemas no futuro decorrentes de uma má execução do projeto inicial. Ou seja, vantagens a curto e longo prazo.

E não podemos nos esquecer da pontualidade nos prazos. Como há mais efetividade no trabalho, a produtividade é maior e há menos chances de ultrapassar o tempo de entrega deste serviço. O que reflete no custo, que deverá ser menor uma vez que todas as etapas funcionam corretamente.

E você deve estar pensando: “Como saber se o painel elétrico já instalado respeitou as normas de segurança”? Comece observando o projeto inicial e sempre busque ferramentas que realizem testes. Invista ainda em uma boa manutenção e a medição constante das instalações elétricas. Isso é capaz de indicar problemas no painel elétrico.

Há muito mais conteúdo sobre isso para você saber tudo para manter suas instalações funcionando da melhor maneira. Veja os artigos já produzidos por aqui e tire todas as dúvidas sobre o assunto. Mais informações, você acessa em nosso site: https://www.institutoinstronic.com/.