Se, geralmente a identificação de falhas em cabos elétricos expostos costuma ser complicada, ou seja, ao alcance de nossos olhos, imagina verificar isso nos que estão localizados bem embaixo da terra?

Falhas em cabos subterrâneos

Mas há solução! Hoje, existem alternativas que podem garantir maior facilidade a essa operação. A seguir, conheça a principal delas e entenda como ela otimiza esse processo!

Um cabo pode sofrer ao longo de sua vida útil diversas falhas ou problemas, como curto-circuito, ruptura de isolamento, falhas em relação à alta impedância, circuitos em aberto, circuitos interrompidos, aquecimento, entre outros.

cabos
imagem ilustrativa

Quando isso acontece, um enorme dano às operações de uma organização é causado ou até mesmo de uma cidade. Nessa situação, ela fica parada por dias, deixando assim de comercializar seus serviços ou produtos. Em outras palavras, tem um enorme prejuízo financeiro. Tudo por conta de uma simples falha. Na verdade, o problema maior não é nem a falha, mas saber a sua localização exata no cabo.

Somente sabendo onde o problema está é que o profissional pode resolvê-lo. Mas, como dissemos, atualmente podemos contar com tecnologias avançadas, que facilitam, e muito, esse processo, garantindo assim que as organizações possam voltar ao seu estado de funcionamento normal o mais rápido possível. Assim como uma cidade, comunidades, etc.

Localizadores de cabos subterrâneos e como eles ajudam na identificação de falhas

O localizador de cabos subterrâneos é, sem dúvida, uma das tecnologias mais importantes para o setor elétrico.

Através desse sistema tecnológico, é possível realizar testes e identificar exatamente onde se encontra o problema no cabo subterrâneo, sem que para isso seja preciso abrir um buraco no chão — método bastante antiquado para os dias atuais.

Essa tecnologia afere a tensão elétrica, de modo que com isso seja possível observar se um cabo mostra sinal (elétrico) ou não, ainda que ele esteja localizado a metros debaixo da terra. Dito de outro modo, um localizador permite que seja possível identificar os ecos de pulso do cabeamento subterrâneo.

Inclusive, é um sistema de teste visto por muitos especialistas como o mais seguro e recomendado. Talvez pelo fato de que não provoca problemas nas instalações físicas e elétricas de uma rede de cabeamento.

Já pensou, por exemplo, ter que fazer um buraco em cada lugar por onde passar o possível cabo com problema até descobrir o local exato onde é necessário consertar? Isso traria não só problemas estéticos para o local, mas também um alto custo para o reparo.

Um localizador não serve apenas para identificar um cabo debaixo do chão, mas também em locais como paredes e outras estruturas.

Em resumo, um sistema de teste como esse possui um conjunto de aplicações, como transmissor e receptor de dados (tensão), que garante que seja possível identificar se um cabo subterrâneo apresente problemas.

Depois dessa explicação ficou bem mais fácil entender como é fundamental contar com um sistema de testes como esse, concorda? Ele é a garantia de que você poderá resolver problemas com agilidade e o melhor: gastando bem pouco com relação ao reparo.

Gostou deste conteúdo e deseja ler outros? Então não perca mais tempo e acesse agora mesmo nosso blog! Nele, é possível encontrar textos sobre este e outros assuntos que vão enriquecer ainda mais os seus conhecimentos.