A Megger apresenta soluções avançadas para detecção e correção de problemas no motor de tração de locomotivas. A análise preditiva é essencial para reduzir o tempo de inatividade das máquinas.

O tempo de inatividade minimizado da locomotiva significa custos reduzidos

Falhas no motor de tração podem ser caras. Os custos de tempo de inatividade não planejado e reparo ou substituição de motores podem ser extremos, até mesmo ao ponto de prejudicar os relacionamentos com os clientes, incluindo a perda de negócios. As falhas do motor também podem precipitar falhas em outras partes de uma locomotiva, como os inversores de módulo de fase para motores de tração CA. A família de produtos da Baker Instruments da Megger inclui soluções de teste de motores de tração CA e CC que avaliam completamente as condições do motor para oferecer alta confiabilidade e reduzir os custos necessários para manter a competitividade.

reparo em locomotivas

Soluções de motor de tração CA

O analisador de motor estático Baker AWA-IV realiza testes abrangentes e totalmente automatizados de motores de tração CA. Estes testes são realizados em depósitos de manutenção e oficinas de reparo com o motor em um estado desenergizado.

O Baker AWA-IV executa de forma consistente e confiável cada teste de maneira repetitiva. Os resultados dos testes são comparados com os limites de teste pré-definidos e definidos pelo usuário para eliminar a adivinhação ou a má interpretação dos resultados. Essa automação repetitiva elimina possíveis variações entre diferentes usuários ou procedimentos de teste.

acessório ATF5000 Baker

Para manutenção de frota em larga escala, o Baker AWA-IV pode ser pré-programado com um fluxo de processo de trabalho de manutenção específico. Essa programação pode incluir itens como requisitos de segurança do trabalho, fotografias de conexões adequadas do motor para testes, instruções para alterar os ambientes de teste (por exemplo, molhar os cabos do alimentador do motor) e até mesmo solução de problemas específicos para isolamento exato dos componentes problemáticos. Para garantir a consistência em várias estações de teste, essas configurações, processos de trabalho e fluxos de solução de problemas podem ser controlados a partir de um local central.

Nesta configuração, o Baker AWA-IV atualiza automaticamente os programas de teste locais para coincidir com o programa mestre central. Isso garante que cada estação de teste execute testes idênticos com os mesmos parâmetros e processos para gerar melhoria contínua e resultados consistentes. Os dados do teste são armazenados no local central para análise e, se necessário, para aprimoramentos do processo.

Soluções de motor de tração CC

Testes em armaduras CC podem ser propensos a erros devido à natureza repetitiva de testar várias centenas de barras de comutador que requerem boas conexões elétricas para cada teste. Esse processo pesado e propenso a erros é eliminado com o Sistema de Teste de Armação de Tração WinTATS da Baker. O Baker WinTATS realiza uma ampla gama de testes com um dispositivo de teste de armadura automatizado.

analisador de motor estático Baker DX15A
dispositivo de teste de armadura do WinTATS

Com o uso de um inovador sistema de alinhamento óptico, a fixação do sistema gira precisamente a armadura para realizar testes em cada barra. Cada barra da armadura é testada por surto para obter informações de diagnóstico ideais. O sistema compara todos os valores de teste medidos com os limites de teste programáveis ​​pelo usuário para gerar resultados de aprovação/reprovação de teste consistentes. O sistema Baker WinTATS pode atualizar seus programas e armazenar os resultados dos testes em um local central para testes consistentes em todas as estações de teste, além das melhorias contínuas no processo com base nos dados reais dos testes.

Para testes de armadura CC de baixo volume, o analisador de motor estático Baker DX15A oferece um modo de pico sob medida. Este modo inclui o condicionamento do sinal de surto pela barra de armadura de baixa impedância para barrar testes de diagnósticos superiores, incrementos automáticos de números de barras e
comparação automática com uma onda de surto de referência. A sondagem da armadura é simplificada com o dispositivo de teste de armadura ATF5000, que mantém o espaçamento preciso do cabo de teste em um pacote ergonômico.

Maximizar o tempo de atividade da locomotiva e reduzir as falhas e custos do motor é um grande desafio para as empresas ferroviárias. As soluções de teste de motores de tração da Baker ajudam a superar esses desafios. Para obter mais informações sobre como a Megger pode ajudar a reduzir os custos de manutenção do motor de tração, entre em contato através do telefone: (11) 3383-3700.

Trem andando nos trilhos

A Instronic é representante oficial da Megger no Brasil. Acesse: http://www.instronic.com.br/