A equipe de gerenciamento de sua empresa está desafiando a equipe de manutenção de confiabilidade a “fazer mais com menos” para minimizar os erros de equipamentos elétricos e o tempo de inatividade não programado. Organizações focadas em segurança, eficiência operacional e redução de riscos estão adotando as Janelas de Inspeção de Manutenção com recursos de Infravermelho (IR), Visual e Ultrassom para realizar inspeções de manutenção baseadas em condições em ativos elétricos críticos sob condições de carga total. Vamos aprender sobre os benefícios em mais detalhes.

Hoje, as empresas experientes estão mudando de um programa de manutenção “baseado em calendários” para um programa de manutenção “baseado em condições” porque querem maximizar a confiabilidade de suas operações, melhorar a segurança de suas operações e reduzir seus custos operacionais gerais.

janela de inspeção IR
CAP-ENV-PDS series  - A janela de inspeção da IRISS

Os consultores estão ajudando as equipes de gerenciamento a analisar as seguintes questões:

* Posso aumentar a confiabilidade das operações da minha empresa para fornecer serviços ininterruptos aos meus clientes?

* Como posso minimizar o tempo de inatividade não planejado que aumenta os custos de reparo da minha empresa?
* Quais produtos estão disponíveis para aumentar a segurança do meu pessoal à medida que eles realizam suas inspeções de rotina?
* Existem hoje produtos disponíveis que são fabricados seguindo um protocolo de “Segurança por Projeto” conforme descrito na Hierarquia de Controles de Risco NFPA 70E? Muitos ativos exibirão erros ou algum tipo de indicador de deterioração da CBM, muito antes de falharem.
Conformidade de segurança e padrões
Acidentes elétricos no local de trabalho, como choque, eletrocussão, arco voltaico e arco elétrico, ceifam centenas de vidas e causam milhares de queimaduras a cada ano nos Estados Unidos. A OSHA solicitou que o NFPA 70E fosse criado porque, à medida que novas tecnologias se tornam disponíveis, reconhece-se que a maioria dessas fatalidades e lesões poderiam ser evitadas; daí a publicação NFPA 70E: Padrões para Segurança Elétrica no Local de Trabalho® evoluíram. Janelas de inspeção com recursos de infravermelho, visual e ultrassom são produtos que se enquadram no nível de substituição na hierarquia de métodos de controle de riscos, permitindo inspeções rotineiras e seguras de ativos elétricos energizados em condições seguras e protegidas.

 Economia de Custos e Eficiência

Os ativos elétricos devem ser inspecionados com frequência, pois muitos exibirão erros ou algum tipo de indicador de deterioração do CBM muito antes de o ativo falhar. A execução de inspeções frequentes e o rastreamento dos dados de inspeção ao longo do tempo determinam se um ativo está se deteriorando. Uma vez que um ativo tenha sido identificado com falhas, uma manutenção preventiva para consertar o ativo pode ser programada em um momento conveniente para a empresa, eliminando o tempo de inatividade não planejado e a possível perda de receita devido a interrupções de serviço para seus clientes.
Historicamente, as inspeções de ativos elétricos eram demoradas, potencialmente perigosas para o pessoal e caras. Os ativos tinham que ser desligados, os painéis precisavam ser removidos, o pessoal precisava se vestir com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, os ativos tinham que ser ligados e permitiam alcançar estabilidade térmica e geração de imagens térmicas e ultrassonografias seguidos de desligamento, reinstalando os painéis e, finalmente, ligando novamente. Na maioria das vezes durante essas inspeções foi considerado trabalho “não produtivo” adicionando pouco ou nenhum valor.
A manutenção com janelas de inspeção diminue drasticamente o tempo “não produtivo” observado nas inspeções de CBM. A Janela fornece acesso não intrusivo ao ativo elétrico, portanto, o pessoal pode realizar a inspeção. A Janela de Inspeção mantém o equipamento elétrico energizado em um estado “fechado e protegido”, eliminando a necessidade de remoção / reinstalação das tampas do painel e a necessidade de usar EPIs especiais.

Conclusão: 

Realizar inspeções frequentes de ativos de missão crítica e realizar análises de tendências dos dados de inspeção ao longo do tempo pode identificar um ativo que está começando a mostrar sinais de deterioração. Uma vez que um ativo tenha sido identificado como um potencial risco de falha, a manutenção preventiva pode ser programada e executada. Adotando a manutenção com janela de inspeção aumenta a confiabilidade dos ativos da empresa, minimizando seu tempo de inatividade, agendando reparos quando necessário, em oposição a quando o ativo falha. Ele também minimiza o risco de interrupções de serviços não planejadas para os usuários finais. As empresas percebem custos reduzidos de manutenção, ambientes de trabalho mais seguros, conformidade com padrões de segurança e perdas mínimas de receita.
 
Informações traduzidas da Iriss. Leia na íntegra: https://www.iriss.com/articles/what-are-the-business-benefits-of-using-infrared-ir-windows/