Os materiais poliméricos elastoméricos, são utilizados amplamente na fabricação de EPI´s, para linha viva, por conta de sua ótima flexibilidade e uma característica isolante surpreendente.
Esses equipamentos – luvas e mangas isolantes – são de extrema importância e exigidos, e foi realizado assim um estudo que analisa todas as propriedades mecânicas que possam ser mensuráveis, em luvas e mangas isolantes, para analisar o envelhecimento térmico que as mesmas costumam ter com o passar do tempo.

No artigo de hoje, vamos ensinar como realizar ensaio em luvas e mangas isolantes facilmente.

ensaios em luvas isolantes de borracha
Foto: internet

Qual a função das luvas e mangas isolantes

As luvas isolantes de borracha, tem como principal função, protegendo individualmente, garantindo a segurança de trabalhadores, que são submetidos a ensaios de isolação térmica, e que interajam em diversos serviços de eletricidade,
As mesmas precisam atender a norma específica NBR 10622/1989, como também apresentar resistência em até 40.000 volts.
Quando conservadas em boas condições e utilizadas corretamente, as luvas oferecem total proteção contra sérias lesões, choques elétricos, queimaduras e até morte.
E com a manga isolante, não é diferente, no qual atende a normal específica NBR 10623/1989, que tem como a mesma função principal, as mesmas que foram citadas acima.

Recomendações de utilização das luvas e mangas isolantes

É preciso manter uma periodicidade na substituição desses produtos isolantes, não podendo passar do limite máximo de 5 anos de utilização. E garantir a durabilidade desses produtos, vai depender de diversos fatores externos, que envolvem desde a atividade e frequência de utilização, como todo o cuidado com armazenamento e higienização dos produtos.
A durabilidade dos produtos se dá pela aprovação periódica e obrigatória que o produto exige, em ensaios elétricos, sempre de acordo com a NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Ensaios elétricos e físicos em luvas e mangas isolantes

Um fato de extrema importância na preservação da integridade física do trabalhador, é o alto nível de segurança dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s e Coletiva – EPC´s.
Em especial, os trabalhadores que se mantém em contato com serviços de eletricidade, por conta do grande risco de acidentes que o mesmo está envolvido.
Esteja sempre atento no momento de escolher os equipamentos de proteção e necessitam de um altíssimo grau de confiabilidade e claro, segurança.

Nós do Instituo Instronic, estamos sempre em alerta sobre a confiabilidade e efetuando diversos testes de ensaio em luvas e mangas isolantes, e é exatamente o tema de um dos nossos próximos cursos, que dará início agora em maio.
Somos sempre preocupados com a segurança, efetuando todos os testes, seguindo as normas que são estabelecidas, para cada tipo específico de produto.
De acordo com a NR 10, que cita que os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes como materiais isolantes, que são destinados ao trabalho em alta tensão, é necessário serem submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, sempre obedecendo as especificações do fabricante do produto, como todos os procedimentos da empresa, e quando se fizer ausente, efetuar o procedimento anualmente.

Procure o Instituto Instronic e acabe com todas as dúvidas sobre como realizar ensaios em luvas e mangas isolantes facilmente: https://www.institutoinstronic.com/