Os testes de cabos elétricos são muito importantes para avaliar se o sistema de cabos está seguro para operar e pronto para ser utilizado. São esses testes que vão garantir a segurança de rede dos cabos elétricos.

Cada vez mais operadores de rede estão utilizando o diagnóstico de cabos, pois a partir dele é possível ter acesso a informações importantes sobre deficiências ocultas nas instalações e, principalmente na rede de cabos.

Através do teste de cabos é possível solucionar o conflito entre a disponibilidade máxima da rede e os custos de conservação e restauração.

cabos

Quais são as principais vantagens dos testes de cabos elétricos?
Além do que já citamos acima, os testes de cabos elétricos também proporcionam várias outras vantagens:
– Redução dos custos de reparo
Ao realizar o teste de cabos é possível ter mais conhecimento sobre o estado do cabo e suas necessidades. O que permite realizar as medidas de modificação e reparo apenas quando forem realmente necessárias, reduzindo assim os custos desnecessários com medidas preventivas ou substituição de cabos.
– Maior controle de qualidade
Os diagnósticos e testes são também muito usados em cabos novos para avaliar, por exemplo, a qualidade da montagem e das emendas. Isso ajuda a prevenir problemas e danos, e a manter um controle de qualidade das redes.
– Tempo de resposta rápido para danos
Os testes também ajudam a obter um tempo de resposta rápido caso seja detectado algum dano na rede de cabos elétricos, auxiliando em um reparo eficaz e evitando maiores problemas.


Muitas pesquisas e experiências práticas, nacionais e internacionais, foram feitas, e esses estudos comprovaram que os testes de cabos elétricos fossem reconhecidos por todos os grêmios e confederações importantes.
Para que um teste seja bem sucedido e ocorra sem riscos ou acidentes, é essencial que, antes de tudo, todas as normas e procedimentos de segurança sejam obedecidos à risca. Por isso, é preciso escolher um operador qualificado e capacitado para efetuar o manuseio do equipamento de teste, dos cabos, dos fios de conexão e de todos os outros materiais envolvidos no processo.
Além disso, é fundamental que haja um bom aterramento do sistema para evitar que ocorra acidentes envolvendo tensões indesejadas, que possam vir a surgir no ambiente de testes.
Portanto, o primeiro passo após a verificação da segurança do equipamento e do operador é efetuar o aterramento do equipamento e conferir se está tudo dentro dos conformes. Para garantir a segurança e confiabilidade dos testes, é preciso também se certificar que a conexão está correta com um aterramento seguro.
Chegou a hora de se tornar Qualificado e Capacitado !
Aproveite os Benefícios que o Instituto Instronic está oferecendo !

CURSO EXCLUSIVO DO INSTITUTO INSTRONIC !

Localização de Falhas e Diagnósticos em Cabos Subterrâneo 
Click e confira MAIS !