Os testes de cabos elétricos são muito importantes para avaliar se o sistema de cabos está seguro para operar e pronto para ser utilizado. São esses testes que vão garantir a segurança de rede dos cabos elétricos.

Cada vez mais operadores de rede estão utilizando o diagnóstico de cabos, pois a partir dele é possível ter acesso a informações importantes sobre deficiências ocultas nas instalações e, principalmente na rede de cabos.

Através do teste de cabos é possível solucionar o conflito entre a disponibilidade máxima da rede e os custos de conservação e restauração.

cabos

Vantagens dos testes

Quais são as principais vantagens dos testes de cabos elétricos?
Além do que já citamos acima, os testes de cabos elétricos também proporcionam várias outras vantagens. Listamos as principais delas a seguir.

– Redução dos custos de reparo

Ao realizar o teste de cabos é possível ter mais conhecimento sobre o estado do cabo e suas necessidades. Isso permite realizar as medidas de modificação e reparo apenas quando forem realmente necessárias. A ação contribui, assim,  para a redução dos custos tanto com medidas preventivas quanto com a substituição de cabos.

– Maior controle de qualidade

Os diagnósticos e testes também são muito usados em cabos novos para avaliar, por exemplo, a qualidade da montagem e das emendas. Dessa forma, ajuda a prevenir problemas e danos, bem como a manter um controle de qualidade das redes.

– Tempo de resposta rápido para danos

Os testes também ajudam a obter um tempo de resposta rápido caso seja detectado algum dano na rede de cabos elétricos, auxiliando em um reparo eficaz e evitando maiores problemas.


O que não pode faltar

Muitas pesquisas e experiências práticas foram realizadas e comprovaram que os testes em cabos elétricos são eficientes. A informação é reconhecida por todos os grêmios e confederações importantes.
Para que um teste seja bem sucedido e ocorra sem riscos ou acidentes, é essencial que, antes de tudo, todas as normas e procedimentos de segurança sejam obedecidos à risca. Por isso, é preciso escolher um operador qualificado e capacitado para efetuar o manuseio do equipamento de teste! O que inclui os cabos, os fios de conexão e todos os outros materiais envolvidos no processo.
Além disso, é fundamental que haja um bom aterramento do sistema para evitar que ocorra acidentes envolvendo tensões indesejadas, que possam vir a surgir no ambiente de testes.
Portanto, o primeiro passo após a verificação da segurança  é efetuar o aterramento do equipamento e conferir se está tudo dentro dos conformes. Assim, garante-se a segurança do equipamento e o do operador.
Para garantir a segurança e confiabilidade dos testes, é preciso também se certificar que a conexão está correta com um aterramento seguro. Chegou a hora de se tornar Qualificado e Capacitado !
Aproveite os Benefícios que o Instituto Instronic está oferecendo e matricule-se no curso de localização de falhas em cabos.

CURSO EXCLUSIVO DO INSTITUTO INSTRONIC !

Localização de Falhas e Diagnósticos em Cabos Subterrâneo 
Click e confira MAIS !