Se você trabalha com testes e medições de instalações elétricas, você certamente possui um amperímetro em sua caixa de ferramentas.

Com este instrumento é possível medir com precisão os amperes, ou seja, a corrente elétrica que passa por este circuito.

Quer deixar o seu trabalho ainda mais preciso e aprimorado?

Então hoje você vai entender porque pode ser uma ótima ideia adquirir um alicate amperímetro moderno.

alicate amperímetro

1 – Você poderá realizar medições em paralelo.
O alicate amperímetro funciona como um amperímetro comum, entretanto, ele permite a realização de medições em paralelo, diferentemente de modelos mais convencionais, que medem corrente apenas em série. O alicate usa o efeito hall para medir com precisão a corrente sem que seja necessário o contato direto com o circuito. Basta colocar o fio entre as hastes do aparelho.

2 – Você evita danos ao circuito e ao alicate amperímetro.
Se você tentar realizar uma medição em paralelo com seu amperímetro convencional, haverá curto circuito, inutilizando na hora o fusível de seu equipamento e, em alguns casos, danificando também o circuito. Com a medição sem contato direto do alicate amperímetro, você garante mais segurança e integridade.
3 – Porque um alicate amperímetro moderno é eficiente.
Amperímetros convencionais podem medir correntes alternadas e contínuas, mas precisam que o usuário configure qual tipo de corrente será testada para assegurar um uso preciso. Nos modernos alicates amperímetros, isso não é necessário, pois a detecção é automática.
4 – Não precisa se preocupar com os polos do circuito.
Em um amperímetro convencional, se o usuário quer uma medição precisa, é necessário saber qual o posicionamento dos polos para fazer um teste adequado. O alicate amperímetro detecta automaticamente qual o sentido da corrente.
5 – O alicate amperímetro moderno também funciona de maneira convencional.
Ter “dentes” não impede que o seu alicate amperímetro também opere como um equipamento convencional, a partir de polos. Ele possui os dois orifícios para que você insira os testadores, em casos que não seja possível “abraçar” o fio com os dentes do alicate.
6 – Você tem várias funções em uma.
Os alicates amperímetros de hoje em dia são modernos e englobam outras funcionalidades, como multímetro digital, e até mesmo transformador de corrente, para deixar o trabalho mais eficiente e prático.
7 – Não são usados apenas por eletricistas.
O alicate amperímetro é um instrumento bastante utilizado não apenas por eletricistas. Dada a sua praticidade e pluralidade de funções, não será difícil encontrar maridos de aluguel e até mesmo residências que possuem esse equipamento de medições e testes.
8 – Medições mais precisas do que nunca.
Com o alicate amperímetro, independentemente da situação do circuito e da corrente – série, paralelo, alternada, contínua, etc, será possível realizar uma medição precisa, sem margem de erro.
9 – É um investimento que vale a pena.
Você não irá precisar gastar uma fortuna no seu alicate amperímetro. Além disso, é um investimento que traz retorno em pouquíssimo tempo, pois, acredite, você irá usá-lo muito!
10 – É uma ferramenta fundamental para o seu negócio.
A medição e teste de correntes é uma atividade necessária e cotidiana para quem lidar com instalações elétricas, independentemente das características. Por isso, ao adquirir uma nova ferramenta de medição, compre um alicate amperímetro.