Uma das maiores preocupações durante uma inspeção termográfica são as medidas de segurança. Entre elas, aquelas necessárias para evitar explosões, arcos elétricos e choques no momento da abertura dos painéis.
Objetivo das janelas de inspeções termográficas é permitir que o termografista consiga visualizar e gravar as imagens térmicas durante a inspeção. Isso sem a necessidade de abrir os painéis.
O maior benefício obtido com a utilização das janelas de inspeção termográfica é em relação à segurança. Isso porque ela viabiliza a medição termográfica dos componentes internos ao painel, sem a necessidade de abrir a porta dos mesmos.
Tal procedimento é necessário para adequação a nova norma NR-10. Há, também, uma vantagem em relação ao tempo necessário para se executar uma inspeção, pois ela se torna mais rápida com o uso das janelas.
inspeção termográfica

*SEGURANÇA

Evitam a necessidade de abertura de painéis energizados. Ao mesmo tempo, reduzem o risco de incidência de arco voltaico, pois impedem o contato entre o sistema a ser inspecionado e o técnico acompanhante.

*CONFIABILIDADE

Viabilizando a inspeção termográfica, também reduz o risco de paradas não programadas, uma vez que se pode acompanhar o histórico do comportamento dos sistemas com maior frequência e sem interrupção da produção.


REDUÇÃO DE CUSTOS

Menciona-se ainda a otimização do tempo de inspeção e menor mobilização de pessoal especializado na proporção de 5 para 1.

NR 10 – INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

10.1. ESTA NORMA REGULAMENTADORA – NR FIXA AS CONDIÇÕES MÍNIMAS EXIGÍVEIS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS EMPREGADOS QUE TRABALHAM EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, EM SUAS DIVERSAS ETAPAS, INCLUINDO PROJETO, EXECUÇÃO, OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, REFORMA E AMPLIAÇÃO E, AINDA, A SEGURANÇA DE USUÁRIOS E TERCEIROS.
10.1.1. AS PRESCRIÇÕES AQUI ESTABELECIDAS ABRANGEM TODOS OS QUE TRABALHAM EM ELETRICIDADE, EM QUALQUER DAS FASES DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA.
Confira nossos Webinars e mantenha-se atualizado !