Você já ouviu falar em Efeito Corona? Sabe como ele afeta as linhas de transmissão e por qual motivo?
Esse é um fenômeno relativamente comum em linhas de transmissão com sobrecarga. Devido ao campo elétrico muito intenso nas vizinhanças dos condutores, as partículas de ar que se envolvem tornam-se ionizadas. Como consequência, emitem luz quando da recombinação dos íons e dos elétrons.
efeito corona
Devido ao campo elétrico muito intenso nas vizinhanças dos condutores, as partículas de ar que se envolvem tornam-se ionizadas. Como consequência, emitem luz quando da recombinação dos íons e dos elétrons.

Principais Causas

Dentre os principais problemas que podem ser detectados destacam-se:

  1. Isoladores defeituosos
  2. Condutores danificado

Dessa forma, é importante manter todo o circuito em constante manutenção, detectando possíveis defeitos e otimizando o seu uso.

Consequências do Efeito Corona

Essa característica pode causar grandes transtornos, especialmente em caso de quedas na capacidade energética.  O resultado é a perda de centenas de quilowatts por quilômetro de condutor elétrico. Isso acontece principalmente em linhas de transmissão expostas a chuvas e garoas.
Em geradores de energia,transformadores, motores elétricos, capacitores e outros aparelhos elétricos do tipo, o ele danifica progressivamente o isolamento interno e pode resultar em danos mais graves, capazes de ocasionar falhas prematuras de todos os equipamentos.

Curiosidades

O efeito Corona também é conhecido como Fogo de Santelmo. Isso porque o “Santo Elmo” é o padroeiro dos marinheiros, que costumavam observar os mastros dos navios envolvidos por uma camada de luz.
Muito tempo depois, descobriu-se que as nuvens ionizadas induziam cargas elétricas nos mastros sempre antes de tempestades, principalmente em regiões tropicais.
Confira nossos Webinars e mantenha-se atualizado!